A próxima versão do sistema operacional Android, o Android 14, pode trazer importantes melhorias de segurança e privacidade na tela de bloqueio, segundo relatos de desenvolvedores que tiveram acesso antecipado à atualização.
Entre as novidades, destaca-se a possibilidade de desativar as animações ao inserir o PIN de desbloqueio, impedindo que as teclas sejam exibidas antes de virarem as bolinhas da senha. Essa opção tornará mais difícil para golpistas de plantão observarem você inserir sua senha, uma vez que a tela de bloqueio não mostrará a dica visual das teclas.
Além disso, a tela de bloqueio será capaz de impedir quaisquer prints ou gravações da tela, aumentando ainda mais a privacidade do usuário.
Isso é especialmente importante após um relatório do The Wall Street Journal que mostrou como golpistas podem obter acesso quase total à conta da Apple ou do Google de um usuário simplesmente observando o código de desbloqueio do telefone e afanando os celulares.
Outra novidade é a confirmação automática do PIN correto, que permite ignorar o toque em Enter para desbloquear o telefone. Essa mudança pode parecer pequena, mas pode tornar a experiência de uso do Android ainda mais suave e eficiente.
Todas essas melhorias apontam para um maior foco em segurança e privacidade por parte do Google, especialmente no que diz respeito à tela de bloqueio dos aparelhos.
É importante lembrar que essas mudanças foram identificadas em um Pixel 6 rodando Android 13 QPR3 Beta 2, então ainda não estão disponíveis para o grande público. No entanto, esses recursos já nos dão uma ideia do que esperar da próxima grande atualização do Android.