A Apple divulgou o número de usuários ativos mensais da App Store na Europa, em cumprimento à Lei Europeia de Serviços Digitais. De acordo com a empresa, a iOS App Store tem 101 milhões de usuários no continente, enquanto o iPadOS tem 23 milhões.
A Mac App Store tem 6 milhões, a tvOS App Store tem 1 milhão e a watchOS App Store tem menos de 1 milhão de usuários.
A divulgação foi detectada pela primeira vez pela iGeneration. Além disso, a Apple informou que as assinaturas pagas de Apple Books e Podcasts estão sendo usadas por menos de 1 milhão de pessoas na Europa por mês. Os números são baseados em uma média tomada ao longo do período de seis meses até janeiro de 2023.
A Lei de Serviços Digitais estabelece regras a serem aplicadas contra “plataformas online muito grandes”, que são definidas como plataformas com 45 milhões de usuários ativos mensais ou mais.
Como a Apple considera a App Store para cada um de seus sistemas operacionais como uma plataforma separada, apenas a App Store do iPhone iOS seria classificada como uma plataforma online muito grande.
No entanto, a Apple afirmou que todas as suas lojas de aplicativos cumprirão com os requisitos da Lei de Serviços Digitais, mesmo que apenas a iOS App Store precise ser regulamentada. As regras visam principalmente proteger as crianças de perfis para fins publicitários e limitar a disseminação de informações incorretas.
Vale ressaltar que a Lei de Serviços Digitais tem um foco diferente da Lei de Mercados Digitais. Esta última se concentra no poder de monopólio dos “guardiões” online e provavelmente verá a Apple forçada a oferecer suporte a lojas de aplicativos alternativas e carregamento lateral de aplicativos no iPhone, pelo menos para seus clientes europeus.