A Intel anunciou recentemente que fará mudanças na nomenclatura da popular série de processadores Core i.
De acordo com Bernand Fernandes, diretor de comunicações globais da empresa, em uma publicação no Twitter, a alteração de título dos futuros chips faz parte de mudanças de marca em preparação para o lançamento dos próximos processadores Meteor Lake.
Fernandes ainda acrescentou que a empresa divulgará mais detalhes sobre as “mudanças emocionantes” da nomenclatura da Intel nas próximas semanas. No entanto, especula-se que os recentes vazamentos tenham contribuído para que o executivo confirmasse as informações.
Aparentemente, a empresa deve alterar a nomenclatura dos produtos da série de “Core i” para apenas “Core”. Ou seja, os futuros modelos devem ser batizados somente como “Core 5”, por exemplo, em vez do tradicional nome “Core i5”. Ainda não está claro se o título “Ultra”, visto no recente vazamento, será aplicado apenas para CPUs para notebooks, para desktops ou para ambos.
Além disso, a Intel planeja renovar as CPUs Raptor Lake ainda em 2023. A próxima geração de processadores também deve adotar a nova estrutura de nome, mas fontes da indústria citam que nem todos os modelos terão o título “Ultra” no nome comercial.
As mudanças na nomenclatura da Intel parecem seguir os passos da rival AMD, que adotou novas nomenclaturas para CPUs.