O Twitter começou a lançar mensagens diretas criptografadas na quarta-feira (10), cumprindo a promessa feita por Elon Musk no ano passado, antes mesmo da confirmação da aquisição do microblog.
A novidade está sendo disponibilizada para usuários na versão web e nos aplicativos para Android e iOS, embora haja algumas restrições.
Acesso limitado
Inicialmente, apenas os assinantes do Twitter Blue e os “afiliados a uma organização verificada” terão acesso às mensagens diretas criptografadas, segundo a rede social. Tanto o remetente quanto o destinatário devem ter o selo de verificado para usar o chat privado.
No entanto, o recurso não suporta mensagens com qualquer tipo de mídia no momento, permitindo apenas a adição de links. Além disso, ele não está disponível para conversas em grupo. É importante destacar que não é possível denunciar diretamente uma mensagem protegida, sendo necessário sinalizar a conta envolvida em qualquer problema separadamente.
Como acessar as mensagens diretas criptografadas
Os usuários verificados podem acessar as mensagens diretas criptografadas do Twitter no menu de informações das DMs. Uma vez habilitada a função, as conversas protegidas serão sinalizadas com etiquetas na aba superior do chat, indicando que contam com maior privacidade.
Privacidade parcial
Embora a criptografia nas DMs do Twitter possa aumentar a sensação de privacidade para os usuários, o próprio microblog adverte que, inicialmente, a funcionalidade não protege contra ataques do tipo “man-in-the-middle”, em que um cibercriminoso se infiltra nas conversas para roubar dados.
Além disso, é possível que a empresa liderada por Musk acesse alguns chats criptografados sem o conhecimento do usuário, em decorrência de um processo legal, conforme sugerido na página de ajuda do recurso.
Dessa forma, a ferramenta ainda está longe da privacidade prometida pelo bilionário, embora atualizações futuras devam corrigir tais falhas.