A Epic Games anunciou uma grande atualização para a Unreal Engine, seu famoso motor gráfico que é amplamente utilizado na criação de jogos e em produções cinematográficas. A versão 5.2 da Unreal Engine traz uma novidade significativa: suporte nativo para os chips Apple M1 e M2.
Anteriormente, computadores equipados com os chips Apple Silicon M1 e M2 dependiam de um conversor de código chamado Rosetta para executar a Unreal Engine. Isso ocorre porque apenas uma versão do motor gráfico, dedicada aos processadores Intel, estava disponível para o sistema operacional macOS.
Impacto do suporte nativo para chips Apple
Essa dependência do Rosetta significava que parte do desempenho da máquina era usada para a conversão de código. Com a Unreal Engine 5.2, esse obstáculo foi removido: agora, o motor gráfico pode aproveitar todo o poder dos processadores Apple, já que não é mais necessário o uso do Rosetta – todo o código do programa é compatível com os chips ARM da Apple.
A demora na implementação do suporte nativo para os chips da Apple pode ser atribuída ao conflito judicial entre a Epic Games e a Apple. A Epic alega que a Apple cobra taxas excessivas de 30% sobre compras na App Store e obriga os desenvolvedores a utilizar seus sistemas de pagamento.
Outras novidades da Unreal Engine 5.2
Além do suporte para os chips da Apple, a Unreal Engine 5.2 traz outras novidades. Entre elas, destaca-se o novo framework Procedural Content Generation (PCG), que preenche cenas com elementos pré-selecionados para acelerar a criação de conteúdo.
Outro destaque é o Substrate, uma ferramenta que permite aos desenvolvedores controlar a aparência dos elementos em tempo real. A atualização também inclui novas ferramentas para a produção de conteúdo virtual.