A Microsoft e a Sony anunciaram novidades em termos de acessibilidade para os seus usuários. As iniciativas incluem a inclusão da linguagem de sinais para termos comuns em jogos e até mesmo o lançamento de um controle adaptativo.
Microsoft introduz glossário em libras
A fim de tornar sua comunidade mais inclusiva, a Microsoft atualizou seu canal no YouTube com vários vídeos que apresentam a streamer Jessyka “Suuhgetsu”, uma referência principal em acessibilidade em games, interpretando os principais termos usados em alguns jogos na linguagem de sinais brasileira (libras).
Os jogos e termos apresentados incluem:
- Forza Horizon: Os vídeos destacam termos e movimentos comuns, como o famoso “drift”.
- Sea of Thieves: Entre as expressões apresentadas, destaca-se a palavra “ancorar”, muito usada neste jogo.
- Halo: O glossário inclui várias táticas usadas durante os combates no jogo, como “invisibilidade”.
- Age of Empires: Termos estratégicos importantes, como “rushar”, e diferentes unidades de controle são apresentados.
Sony apresenta o Access Controller para PlayStation 5
A Sony anunciou o Access Controller, um acessório personalizável para jogadores com deficiências. O controle, que foi apresentado na CES deste ano como Projeto Leonardo, foi desenvolvido em parceria com especialistas em acessibilidade.
O Access Controller apresenta botões personalizáveis e capas intercambiáveis para o controle analógico. Os usuários podem criar layouts de botões que se adaptem à sua força, amplitude de movimento e necessidades físicas.
O controle pode ser usado tanto em superfícies planas quanto em suportes AMPS ou tripé. A distância do analógico também é ajustável para uma experiência mais personalizada.
A interface de usuário do Access Controller permite configurar mapeamentos diferentes para os botões e até mesmo criar perfis diferentes para cada tipo de jogo. Também inclui um modo de alternância para ajustar o comportamento de qualquer botão para realizar uma atividade específica.
A Sony ainda não divulgou a data de lançamento ou o preço do Access Controller, mas prometeu compartilhar essas informações nos próximos meses.