A Microsoft comunicou nesta terça-feira (23) que planeja adicionar suporte nativo ao formato de arquivo RAR no Windows 11. A atualização, que dispensará o uso de softwares de terceiros para descompactar esses arquivos, atende a uma demanda constante dos usuários, prometendo otimizar a manipulação de diversos tipos de documentos.
Expansão do suporte a formatos de arquivo
De acordo com Panos Panay, diretor de produtos, Windows e dispositivos da Microsoft, o plano é que o sistema operacional ofereça suporte a uma variedade de formatos de arquivos compactados populares, como tar, 7-zip, rar e gz. Essa implementação será possível graças ao projeto de código aberto libarchive, que deve aprimorar o desempenho durante a compactação no Windows.
Apesar da confirmação de que o suporte ao RAR e a outros formatos será adicionado ao Windows 11, Panay não forneceu uma data exata para essa atualização. A expectativa é de que estas novidades e outras melhorias sejam disponibilizadas nas futuras atualizações do sistema operacional da Microsoft.
Futuras melhorias no Windows 11
A empresa também sinalizou futuras inovações para além do suporte a arquivos compactados. Panay anunciou que os usuários podem aguardar por novos recursos e experiências na Microsoft Store, todos baseados em inteligência artificial (IA).
Dentro da Microsoft Store, será criada uma seção dedicada a destacar as melhores ferramentas de IA disponíveis. Esta seção também facilitará a descoberta de programas bem avaliados, oferecendo resumos das opiniões dos usuários.
Por fim, a barra de tarefas receberá uma série de aprimoramentos. Entre as melhorias, os usuários poderão identificar e acessar rapidamente qualquer instância de cada aplicativo alojado na barra, além de fechar programas clicando com o botão direito do mouse no aplicativo e ocultar data e hora ao capturar telas ou realizar gravações.