Os fãs do Nintendo Switch têm uma boa notícia para comemorar: o popular emulador Yuzu chegou ao Android. Esse software permite que os jogadores desfrutem de seus jogos favoritos do console da Nintendo em seus dispositivos móveis.
O Yuzu para Android está atualmente em seus estágios iniciais de desenvolvimento. Por causa disso, os requisitos de hardware para rodar o emulador são bastante elevados. Para uma experiência satisfatória, os dispositivos precisam ter, pelo menos, um processador Snapdragon 865, 8 GB de memória RAM e estar rodando a versão Android 11 ou superior.
Duas versões do emulador estão disponíveis para os usuários: a versão final e a versão de acesso antecipado. A versão de acesso antecipado inclui recursos experimentais que podem ser incorporados em versões futuras do emulador, mas requer uma contribuição financeira.
Desempenho e compatibilidade
Como o emulador ainda está em fase inicial de desenvolvimento, não são todos os dispositivos que conseguem rodá-lo de forma adequada. No entanto, os desenvolvedores do Yuzu prometem expandir o suporte a mais dispositivos à medida que otimizam o software.
Além disso, a lista de jogos compatíveis ainda é limitada. Títulos populares, como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, estão com dificuldades para atingir 20 FPS mesmo em dispositivos mais potentes. No entanto, alguns jogos mais antigos têm apresentado um desempenho mais satisfatório.
Suporte a controles e processo para jogar
Uma das características interessantes do Yuzu para Android é o suporte para controles de PlayStation 5, Xbox e Nintendo Switch. Para rodar os jogos do Switch no Android, os usuários precisarão de um console modificado e deverão transferir as “prod.keys” para o armazenamento do seu dispositivo móvel.
Para quem quiser acompanhar o desenvolvimento do Yuzu para Android ou até mesmo contribuir com o projeto, os desenvolvedores disponibilizaram uma página oficial no Discord.