O Google tomou a decisão de encerrar o suporte ao Chromecast de 1ª geração, indicando o fim das atualizações de software e segurança para o dispositivo de streaming.
A notícia chega quase dez anos após o lançamento do produto, que se propunha a transformar qualquer televisão numa smartTV.
De acordo com o site especializado 9to5Google, a versão final do firmware para o Chromecast de 1ª geração é a 1.36.159268, lançada em novembro de 2022, que trouxe correções de bugs e melhorias. Foi a primeira atualização para o dispositivo em mais de três anos.
Suporte terminou
Na página oficial de suporte do Chromecast, o Google informou que “o suporte para Chromecast (1ª geração) terminou”, esclarecendo que esses dispositivos não receberão mais atualizações de software ou segurança. Além disso, a gigante da tecnologia não fornecerá mais suporte técnico para eles.
Os usuários do Chromecast de 1ª geração podem começar a notar uma degradação no desempenho do dispositivo. No entanto, é importante destacar que quase 10 anos de suporte é uma marca considerável no universo de eletrônicos de consumo, especialmente para um dispositivo de baixo custo como o Chromecast.
Evolução do Chromecast
Desde o lançamento da primeira geração do Chromecast em 2013, o Google apresentou mais duas gerações do dispositivo. A segunda geração chegou em 2015 e a terceira em 2018.
Acredita-se que a 3ª geração do Chromecast seja o último dispositivo de streaming com tecnologia Cast da empresa. Todos os modelos subsequentes devem migrar para o Google TV, uma evolução da plataforma que combina o streaming de mídia com a recomendação personalizada de conteúdo.