A Apple apresentou várias atualizações para o iPad na WWDC 2023, destacando a capacidade de personalizar a tela de bloqueio e a chegada do aplicativo Saúde.
Um dos principais atrativos do iPadOS 17 é a possibilidade de personalizar a tela de bloqueio, deixando o tablet mais personalizado. Essa customização segue o padrão encontrado nos iPhones com iOS 16, permitindo a alteração de fontes, papéis de parede e outros elementos.
Outra adição são os novos widgets interativos para a tela inicial, que prometem ser mais dinâmicos. Os usuários poderão acessar recursos dos aplicativos sem precisar abrir os apps, graças à integração de controles e outras ferramentas oferecidos aos desenvolvedores.
Chegada do aplicativo Saúde
Com o iPadOS 17, o aplicativo Saúde também chega aos iPads. Os usuários poderão monitorar atividades físicas, batimentos cardíacos, sono e outros dados de saúde diretamente no tablet, em uma tela maior que a do iPhone.
PDFs, Notas e Mapas
A Apple implementou recursos para facilitar o uso de PDFs no iPad. O sistema agora é capaz de identificar formulários em documentos PDF e sugerir dados para preenchê-los. Além disso, os usuários podem fazer anotações em vários arquivos ao mesmo tempo.
Também foram feitas melhorias nos aplicativos Notas e Mapas, com suporte a atividades ao vivo. Alguns recursos lançados no iOS 17 também serão incorporados ao iPadOS 17, como transcrições automáticas de mensagens de áudio e autocorreção mais inteligente.
Conexão com display externo e lançamento
Outra novidade é a possibilidade de conectar o iPad a um display externo. A versão do iPadOS 17 para desenvolvedores está disponível a partir de hoje, com a versão beta pública prevista para julho. A versão estável deve ser liberada em setembro.