O que é certificação IP? Entenda o que significam os graus de certificação nos smartphones

Traseira do Galaxy S24 Ultra com água sendo jogada nele.

Não é incomum ver nas especificações de smartphones a presença de certificações IP, seja IP68, IP67, ou qualquer outra. Mas, você sabe o que é essa certificação? Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre essa classificação.

Certificação IP – O que é?

A sigla IP se refere a Ingress Protection, ou, em português, Grau ou Classe de Proteção. Trata-se de de um padrão internacional de nível de proteção de dispositivos eletrônicos contra elementos estranhos, como água e poeira, que é definido pela Norma IEC, a Comissão Eletrotécnica Internacional.

O caso é que esse tipo de elementos, como a própria poeira, que parece tão inofensível, pode danificar um smartphone, se entrar em contato com seus componentes internos, seja o conector do fone de ouvido, a entrada USB, ou mesmo outras pequenas aberturas do smartphone, como a vedação da tela.

Quando um celular possui algum nível de certificação IP, o usuário pode ficar mais tranquilo em relação a esses elementos invasivos, pois saberá que o aparelho tem algum nível de proteção contra eles, prolongando a vida útil do aparelho, mesmo se em algum momento ele for exposto a um ambiente úmido ou com muita poeira.

No entanto, como mencionado, existem diferentes graus dessa certificação, e cada um deles representa um nível de proteção diferente. Você sabe quais são eles e que cada um representa?

Graus de proteção

Para entender os códigos das certificações IP, precisamos entender como funciona a nomenclatura. Cada grau tem uma certa especificidade sobre seu nível de proteção, e podemos ver isso diretamente pela nomenclatura.

Todos os níveis de certificação IP começarão justamente com “IP” seguido por dois números. O primeiro número se refere ao grau de proteção contra poeira, e o segundo, é o grau de proteção contra água. Em relação aos graus de proteção contra poeira, temos:

  • 0: sem proteção
  • 1: Proteção se limita a objetos sólidos com 50mm de diâmetro ou mais, e proteção contra o contato com grandes áreas do corpo, como as mãos.
  • 2: Proteção contra objetos sólidos com 12mm de diâmetro ou mais, e contra o contato com pequenas partes do corpo humano, como os dedos.
  • 3: Proteção contra objetos sólidos com 2.5mm de diâmetro ou maiores, e contra o contato com objetos maiores que 2.5mm de diâmetro, como uma chave de fenda ou outras ferramentas similares.
  • 4: Proteção contra objetos de 1mm diâmetro ou mais, e contra o contato com objetos maiores de 1mm de diâmetro, como arames ou pequenas ferramentas.
  • 5: Proteção contra poeira, ainda pode entrar poeira no aparelho, porém em uma quantidade muito limitada, proteção contra o contato com objetos maiores de 1mm de diâmetro, como arames ou pequenas ferramentas.
  • 6: Proteção total contra a entrada de poeira, e proteção contra o contrato com objetos maiores de 1mm de diâmetro, como pequenas ferramentas.

Ao que se refere aos níveis de proteção contra água, nenhum dos níveis veda completamente o aparelho, sempre havendo uma forma de entrar, nem que seja minimamente, um pouco de umidade, porém, dependendo o nível da certificação, essa quantidade não é suficiente para danificar o aparelho.

Graus de certificação IP.

Então, referente aos graus de certificação contra água (o segundo número da nomenclatura), temos:

  • 0: Sem proteção especial contra água.
  • 1: Protegido contra gotas de água caídas na vertical, como chuvas leves.
  • 2: Proteção contra gotas de água caindo na vertical, com o corpo inclinado em até 15º.
  • 3: Proteção contra sprays de água de qualquer direção, por até 5 minutos seguidos ou 10 minutos intercalados.
  • 4: Proteção contra jorros de água de qualquer direção por até 10 minutos intercalados, como uma torneira, por exemplo.
  • 5: Proteção contra jatos de água de baixa pressão por até 15 minutos.
  • 6: Proteção contra jatos de água fortes, por até 3 minutos.
  • 6K: Proteção contra jatos de água muito fortes por até 3 minutos.
  • 7: Proteção contra imersão em água em até 1 metro de profundidade por até 30 minutos, ainda pode entrar água no aparelho, mas sem causar danos.
  • 8: Proteção contra imersão em água continuamente, a profundidade é definida pelo fabricante (geralmente se limitando a 3m de profundidade).
  • 9K: Proteção contra água em jatos de vapor e alta pressão, jatos de 80ºC com pressão de 80 a 100 bar, por até 2 minutos.
  • X: Informações ausentes.

Vale lembrar que resistência a água não é o mesmo que “à prova d’água”, ou seja, existe uma limitação de contato com a água que smartphones com esses níveis de proteção podem suportar. Mesmo para aparelhos com graus de certificação mais altos, não é recomendada a exposição contínua a água, pois eventualmente poderão haver danos.

Seguindo essa lógica, não é porque um relógio inteligente possui certificação IP68, que você deveria usá-lo no banho, em algum momento essa exposição pode causar danos no dispositivo.

Mas, como podemos ler as nomenclaturas? Lembrando que o primeiro número se refere a proteção contra poeira, e o segundo sobre a proteção contra água.

Então, se um smartphone tem proteção IP68, ele tem proteção contra poeira e pode ser submerso na água continuamente, a profundidade é definida pela fabricante, mas geralmente é até 3m.

Certificação IP em smartphones

Se você está se perguntando como pode saber se o seu smartphone possui algum nível de certificação IP, basta acessar o site da fabricante e pesquisar pelo modelo, ou então procure pela ficha técnica do aparelho online para ver suas características técnicas.

iPhone 15 Pro Max traseira edição de foto como se estivesse molhado.

Em geral, smartphones de linhas intermediárias premium ou flagships são os que possuem maiores graus de proteção, como IP68. Um exemplo são os iPhones, que possuem essa certificação desde a linha iPhone 11.

A Samsung também utiliza esses graus de proteção em seus flagships, e desde o Galaxy S7 seus aparelhos top de linha tem certificação IP68, bem como alguns modelos mais simples da linha A, como o Galaxy A5.

Compartilhe
Me Siga:
Catarina iniciou sua caminhada como redatora em 2015. Desde então, vem produzindo artigos sobre as principais novidades do mercado mobile – os smartphones Android são seus favoritos. Quando não está na frente do computador, está com seus gatos lendo um bom livro, fotografando, ou apenas preparando mais café.