A rede social indiana Koo, que ganhou popularidade e se tornou rival do X (antigo Twitter) entre 2022 e 2023, anunciou que encerrará suas atividades a partir desta quarta-feira (3). A decisão foi tomada devido ao fracasso nas negociações de fusão com outras empresas, além da queda de receita e do número de usuários.
Quando tentamos acessar a página oficial da plataforma, somos recebidos com uma mensagem de despedida e não podem mais fazer login em seus perfis. “É com muito pesar que informamos que Koo não estará mais operacional”, diz o comunicado. “Temos procurado arrecadar fundos nos últimos dois anos, mas o mercado de financiamento azedou, não apenas para o Koo, mas para milhares de startups por aí. Tornando muito difícil continuar executando as operações”, complementa.
Declaração dos fundadores
Um dos fundadores da rede social, Mayank Bidawatka, publicou um texto sobre o fim das atividades da empresa. Segundo o executivo, eles exploraram parcerias com várias grandes empresas de Internet, mídia e conglomerados, mas a maioria não queria trabalhar com conteúdo gerado por usuários.
Com o encerramento da rede social, chega ao fim a jornada de uma marca que rivalizou com o X na época em que a companhia foi adquirida por Elon Musk. Em novembro de 2022, por exemplo, o Koo conseguiu mais de um milhão de downloads em 48 horas apenas no Brasil. Devido à popularidade no país, a plataforma chegou a lançar um programa de recompensas por aqui.