O Google anunciou que não dará mais suporte ao Android Lollipop, encerrando oficialmente as atualizações e correções para a versão 5.0 do sistema operacional, lançada em novembro de 2014.
Com essa decisão, o Google Play Services deixará de ser atualizado nos dispositivos que ainda utilizam o Android Lollipop.
A descontinuação do Lollipop ocorre porque a base de usuários caiu para menos de 1%, um percentual que leva o Google a encerrar o suporte, incentivando a migração para modelos mais novos. O uso contínuo de sistemas operacionais antigos é arriscado devido às vulnerabilidades de segurança que surgem quando os dispositivos não recebem mais atualizações.
O Android Lollipop foi notável por ser o primeiro a adotar a interface Material Design, trazendo uma aparência moderna e coesa. Seguindo a tradição de nomear as versões do Android com nomes de doces, a versão 5.0 foi batizada de “Lollipop” (pirulito).
O Lollipop introduziu várias inovações, como notificações na tela de bloqueio, melhorias na economia de bateria com o Project Volta e uma função de busca interna no menu de configurações. O Nexus 6, dispositivo fabricado pelo próprio Google, foi o primeiro a receber essa versão do sistema operacional.
Em 2015, o Lollipop recebeu uma atualização para a versão 5.1, que trouxe melhorias adicionais antes do lançamento do Android 6.0 Marshmallow no final daquele ano.