Imagem ilustrativa do headset Apple Vision Pro Imagem ilustrativa do headset Apple Vision Pro

Apple Vision Pro pode ser controlado pela mente usando chip da Synchron

Loading...

O Apple Vision Pro recebeu uma novidade bastante interessante, que pode dividir a opinião dos usuários e fãs da marca: agora, o headset pode ser controlado pela mente.

Até então, o headset da Apple podia ser controlado pelos olhos, porém, devido a algumas limitações, ainda era necessário utilizar gestos das mãos para realizar algumas tarefas. Agora, porém, o chip cerebral da Synchron acabou com essa limitação.

Com esse chip, o Apple Vision Pro pode ser totalmente controlado pela mente e pelo rastreamento dos olhos. Com essa tecnologia, pessoas que possuem alguma condição que restrinja seus movimentos podem usar o dispositivo.

O primeiro a testar a novidade foi Mark, um homem de 64 anos que possui esclerose lateral amiotrófica, o que limita os movimentos de suas mãos e braços. Graças ao chip da Synchron, ele pôde usar o headset para jogar, assistir filmes e séries, utilizar aplicativos e conversar com outras pessoas por mensagem mais facilmente.

Mark foi o primeiro a experimentar o Apple Vision Pro com implante cerebral da Synchron

Basicamente, esse chip utiliza um implante que fica na superfície do córtex cerebral, o qual é colocado pela veia jugular em um procedimento considerado pouco invasivo.

Os eletrodos integrados ao chip captam os pulsos motores emitidos pelo cérebro, e esses são traduzidos em comandos para o dispositivo conectado, no caso, o Apple Vision Pro.

Se você se interessou por essa novidade, precisará ser paciente. Até agora, apenas seis pessoas receberam o implante do chip da Synchron, nos EUA e na Austrália.

Loading...

A startup está trabalhando agora para ampliar seus testes clínicos e, no futuro, poder comercializar seu chip. Ou seja, apesar de ser uma novidade bastante interessante, vai demorar algum tempo para que a tecnologia chegue ao mercado efetivamente.