A AMD, junto com a startup TensorSlack, lançou uma nova IA generativa para criação de imagens a partir de comandos de texto, chamada Amuse, e ela traz algumas novidades bastante interessantes.
Já existem algumas IAs bastante populares para geração de imagens, como é o caso da DALL-E 3 e do MidJourney; porém, elas precisam de um servidor na nuvem para acessar sua base de dados e também para publicar as imagens.
A Amuse, por outro lado, não precisa de nenhum servidor, pois atua offline. Isso é possível principalmente graças aos processadores da AMD, que são recomendados para o uso da nova ferramenta. As linhas recomendadas são AMD Ryzen AI 300 Series para notebooks e as GPUs RX 7000.
A nova ferramenta de geração de imagens por IA está disponível de forma totalmente gratuita até o presente momento. A versão 2.0.0 da ferramenta pode ser baixada através deste link para PCs Windows. Vale ressaltar que ela ainda está em fase Beta, por isso, é possível que sejam encontrados bugs e instabilidades.
A Amuse tem uma interface simples e usa o motor Stable Diffusion para gerar as imagens. É possível gerar imagens a partir de textos e também a partir de desenhos feitos pelo usuário. Além disso, após gerar a imagem, também é possível realizar pequenas edições nela.
As imagens geradas são processadas pela arquitetura AMD XDNA e os arquivos são entregues com resolução de 1024 x 1024 pixels.