Diversos usuários começaram a relatar problemas graves após uma atualização em seus celulares Samsung. O bug parece afetar modelos mais antigos, como o Galaxy S10, Galaxy Note 10 e o Galaxy M51, fazendo com que os dispositivos entrem em um ciclo de reinicialização sem fim, impossibilitando o uso normal do aparelho.
O SmartThings Framework
A causa do erro ainda não foi oficialmente confirmada, mas a principal suspeita recai sobre uma atualização recente do SmartThings Framework, sistema utilizado para controlar dispositivos conectados da Samsung.
Após essa atualização, diversos usuários de aparelhos da linha Galaxy S10 e Note 10 relataram que seus dispositivos passaram a apresentar o problema, conhecido como boot loop, em que o celular reinicia repetidamente e não permite acesso à tela principal.
Modelos afetados
Embora não haja uma lista completa dos dispositivos atingidos, os relatos mais frequentes no Reddit incluem os seguintes modelos:
- Galaxy S10 Lite;
- Galaxy S10e;
- Galaxy S10 Plus;
- Galaxy S10 5G;
- Galaxy Note 10;
- Galaxy Note 10 Plus;
- Galaxy Note 10 Plus 5G.
Soluções temporárias e recomendações
Para usuários que estão enfrentando o problema, a Samsung recomenda levar o dispositivo a um centro de atendimento autorizado, onde técnicos podem ajudar a resolver o erro.
Uma possível solução, embora drástica, envolve restaurar o celular para as configurações de fábrica. Contudo, isso resulta na perda de todos os dados e aplicativos que não tenham sido previamente salvos em backup.
Uma medida preventiva sugerida pela Samsung é desabilitar as atualizações automáticas para evitar que outros usuários enfrentem o mesmo problema. Para isso, basta ir em Configurações > Apps > Galaxy Store > Configurações de Galaxy Store e ajustar as preferências de atualização para “nunca”.