A Western Digital lançou uma atualização de firmware para alguns de seus SSDs das linhas WD e SanDisk, que corrige uma falha crítica presente em computadores rodando o Windows 11 24H2.
O problema, que envolvia o sistema de Host Memory Buffer (HMB), causava a temida “tela azul da morte” em vários dispositivos, e foi rapidamente identificado após uma série de relatos de usuários nos fóruns da marca.
A recomendação da empresa é que os proprietários dos modelos afetados apliquem o update o mais rápido possível.
Como o erro ocorreu?
O bug estava relacionado a um erro de configuração do recurso HMB, que utiliza a memória RAM do sistema para criar um mapa de armazenamento.
Normalmente, esse recurso ocupa cerca de 64 MB de memória, mas no caso dos SSDs afetados, o HMB estava consumindo mais de 200 MB, o que resultava em conflitos e travamentos.
A desativação do HMB poderia corrigir o problema temporariamente, mas isso também prejudicava o desempenho dos SSDs, tornando a atualização essencial.
A falha foi identificada em cinco modelos específicos de SSDs, tanto da linha WD quanto da SanDisk. Veja os modelos afetados:
- WD_BLACK SN770 2 TB (modelos WDBBDL0020BNC, WDS200T3X0E)
- WD_BLACK SN770M 2 TB (modelos WDBDNH0020BBK, WDS200T3X0G)
- WD Blue SN580 2 TB (modelos WDBWMY0020BBL, WDS200T3B0E)
- WD Blue SN5000 2 TB (modelos WDBS3F0020BNC, WDS200T4B0E)
- SanDisk Extreme M.2 2 TB (modelo SDSSDX3N-2T00)
Como atualizar o SSD
Para resolver o problema, a Western Digital recomenda que os usuários utilizem o programa Western Digital Dashboard, disponível no site oficial da empresa.
Após instalar o software, é possível verificar se há uma atualização disponível para o SSD, e então iniciar o processo de atualização de firmware.
É importante destacar que há o risco de perda de dados durante a atualização, por isso é recomendável que os usuários façam um backup completo antes de realizar o procedimento.