Na última quinta-feira (12), o Google revelou oficialmente o Android XR, um sistema operacional desenvolvido para dispositivos de realidade virtual e aumentada. Criado em colaboração com Samsung e Qualcomm, o Android XR promete revolucionar o mercado de realidade estendida, oferecendo recursos avançados para competir diretamente com o visionOS, da Apple.
Novidades do Android XR
O Android XR foi projetado para integrar a próxima geração de computação visual. O sistema é compatível com uma série de aplicativos do ecossistema do Google, como o YouTube, que pode ser acessado em grandes telas virtuais em 3D, e o Google Maps, que permite visualizar cidades e pontos turísticos de formas inovadoras, como sobrevoos interativos.
Outro destaque é o navegador Chrome, que agora possibilita a abertura de várias janelas simultâneas em ambientes virtuais, melhorando a execução de multitarefas.
O sistema também conta com a funcionalidade Circule para Pesquisar, que permite encontrar informações sobre objetos à frente do usuário por meio de um simples gesto.
Os recursos de inteligência artificial estão presentes graças ao Gemini 2.0, a mais recente família de modelos de IA generativa do Google. Essa tecnologia permite traduções em tempo real diretamente nas lentes dos headsets, além de interpretar placas e outras informações visuais.
Lançamento previsto para 2025
O primeiro dispositivo a rodar o Android XR será o Project Moohan, um headset desenvolvido pela Samsung. O lançamento está previsto para 2025 e promete entregar uma experiência única, com telas de última geração e hardware leve e ergonômico, garantindo conforto e praticidade durante o uso.
A Samsung já iniciou os testes com um grupo escolhido de usuários e até o momento, detalhes sobre preços ou especificações não foram revelados.