Em maio deste ano a Motorola lançou seu novo flagship no Brasil, o Edge 50 Ultra, com especificações potentes, novos recursos de IA e um visual bastante atrativo.
O modelo chegou ao país completando a lista Edge 50 em território nacional, e dentre seus destaques temos suas câmeras, que incluem recursos de IA, e seu hardware que traz um dos processadores mais poderosos da Qualcomm.
Tela e design
O novo flagship da Motorola chega ao mercado com uma poderosa tela pOLED de 6,7 polegadas com resolução Super HD de 1220 x 2712 pixels, taxa de atualização de 144 Hz e brilho máximo de 2.500 nits.
Em tradução, sua tela exibe imagens em alta qualidade, com animações e transições fluídas, e o alto brilho, o que garante que as imagens continuem nítidas mesmo sob luz natural intensa, o que tende a escurecer a exibição do display.
O modelo tem dimensões de 161,1 x 72,4 x 8,6 mm, e pesa apenas 197g. Seu visual é bonito e bastante atual, seguindo o atual padrão de mercado. As câmeras ficam posicionadas em uma moldura quadrada na traseira, a qual tem um relevo suave, que não deve interferir ao guardar o celular no bolso, por exemplo.
Um ponto a se considerar, porém, é a cor do aparelho, já que dependendo a cor escolhida, o acabamento do Motorola Edge 50 Ultra muda. As opções são pêssego, preto e madeira, as duas primeiras são de polímero de silicone, com uma textura que imita couro e torna o aparelho confortável nas mãos.
Já o modelo com acabamento madeira, embora seja muito bonita e atrativa, tem acabamento liso. Outro aspecto atrativo em seu visual são as bordas curvas na tela, que aumentam ainda mais o aproveitamento de tela, tornando a experiência ainda mais imersiva.
Câmeras
O Motorola Edge 50 Ultra chegou ao mercado com boas câmeras, mostrando que a fabricante está realmente empenhada em melhorar a qualidade de fotografia oferecida por seus aparelhos.
O novo integrante da família Edge chegou com um conjunto de câmeras triplo na traseira, com sensor principal de 50 MP, e o pós-processamento está ainda melhor nessa geração, auxiliado com recursos de Inteligência Artificial, presente no software do aparelho.
A IA, para as câmeras, também permite que sejam identificados elementos nas imagens capturadas, também fica responsável por realizar o ajuste de cores e iluminação. Além disso, o Edge 50 Ultra traz o modo “Action Shot”, para captura de imagens em movimento, removendo o blur dessas imagens.
Na sequência, o modelo oferece uma câmera em periscópio de 64 MP, e também faz a captura de imagens em alta qualidade, quase se equiparando ao sensor principal. Essa lente conta com zoom óptico de 3X e digital de 100X.
Para finalizar o conjunto traseiro, o Motorola Edge 50 Ultra oferece mais uma lente de 50 MP, essa, no entanto, tem funcionamento híbrido, podendo ser intercalada entre ultrawide e macro, e também resulta em capturas de qualidade com muita riqueza em detalhes.
Para a câmera frontal, o Edge 50 Ultra oferece um sensor único de 50 MP, que garante que as selfies tiradas sejam nítidas e de boa qualidade. Os vídeos gravados na traseira alcançam uma resolução de 4K a 60 fps, enquanto a câmera de selfies pode gravar vídeos em 4K a 30 fps.
Performance
A Motorola também caprichou no hardware do Edge 50 Ultra, e o processador escolhido para alimentar o aparelho foi o Snapdragon 8s Gen 3, o segundo chipset mais poderoso da Qualcomm atualmente, e ele trabalha em conjunto com 12 GB ou 16 GB de RAM.
Com esse conjunto de hardware, o aparelho consegue executar qualquer app ou game atual sem travamentos, mesmo os apps mais exigentes. Os gráficos em games mais pesados também não deixa a desejar, já que mesmo com os gráficos no máximo, não há quedas de frames.
Além disso, o Motorola Edge 50 Ultra está disponível em duas variantes de armazenamento interno, a primeira de 512 GB e a outra de 1 TB.
Software e bateria
O Edge 50 Ultra sai da caixa com o Android 14 sob interface Hello UI, e traz algumas implementações de Inteligência Artificial, como já mencionamos anteriormente, e também como o Style Sinc, que personaliza o plano de fundo conforme a roupa fotografada, porém, a IA poderia ser melhor.
Quanto às atualizações, a Motorola garante três grandes atualizações de sistema ao flagship, ou seja, ele será atualizado até o Android 17. Além disso, o modelo também receberá quatro anos de pacotes de segurança mensais.
Sua bateria não foge muito do padrão de mercado, são 4.500 mAh, mas o que é bastante impressionante é sua capacidade de carregamento rápido de 125W, que garante uma carga completa em aproximadamente 18 minutos.