Você sabe o que é phishing e malware? Clique e descubra!

Matheus Henrique - Editor
malwares

A internet está contaminada por todo tipo de pragas virtuais, para se proteger é necessário entender como eles funcionam. O objetivo deste artigo, é explicar o que é phishing, e o que é malware, confira.

Phishing

Phishing é basicamente um tipo de golpe eletrônico, que tem como objetivo furtar dados pessoais, como número de CPF e dados bancários. Ele pode acontecer por diversas maneiras, então iremos citar as maneiras mais comuns de acabar sendo infectado.

Phishing: Não caia nessa! (Foto: Divulgação)

Iphishing

Iphishing explora deficiências de segurança em dispositivos modernos, a manifestação mais comum é o envenenamento do DNS. O procedimento proíbe o usuário de acessar alguns sites, somente os programados pelo Phishing.

Phishing por e-mail

Alguns e-mails estranhos utilizam mensagens de depósitos e sorteios de prêmios contendo links maliciosos que levam a uma página sem sentido. Esse tipo de programa são chamados de cavalos de troia, uma vez que esses programas forem instalados, ele monitora praticamente qualquer atividade do computador.

Redes Sociais

As redes sociais são um dos métodos mais utilizados pelos estelionatários virtuais, pois a grande quantidade de pessoas que utilizam esses serviços e a confiança que eles tem nesses ambientes facilitam as suas ações. É bem fácil criar um link em diversas redes sociais e contaminar diversos usuários.

Malwares

Os Malwares são programas que tem por objetivo capturar informações de um computador de forma ilícita e também danificar o sistema. Os tipos mais comuns de malware, são os vírus, que acabam infectando outras máquinas com cópias de si próprios. os Trojan são normalmente programas disfarçados de atividades maliciosas, já os Spywares coletam informações de forma não autorizada, entre outros tipos.

Malwares

Para se proteger de malwares, é necessário tomar mais cuidado em relação a e-mails de desconhecidos e a e-mails de amigos com títulos duvidosos, e promoções absurdas também são métodos comuns de ataque. Sempre que desconfiar, a melhor coisa a se fazer é apagar, também é necessário instalar um bom antivírus e spyware, para eliminar os programas tendenciosos.
Compartilhe
local gravatar
Por Matheus Henrique Editor
Me Siga:
Matheus Miranda é jornalista especializado em tecnologia e fundador do Mobile Bit. Desde 2013, ele dedica-se a reportar as últimas novidades do universo de smartphones e dispositivos eletrônicos, oferecendo ao público análises aprofundadas e cobertura atualizada dos principais desenvolvimentos do setor.