A Intel anunciou oficialmente durante a CES 2015 a quinta geração de processadores conhecida como Broadwell, processadores estes que são fabricados a 14nm. A companhia havia lançado anteriormente os primeiros modelos para os aparelhos móveis chamados de Core M com um consumo de 4,5W, agora a Intel completou a sua linha trazendo modelos a serem utilizados em TVs, tablets e notebooks. Durante o evento foram apresentados cerca de 15 modelos com consumo máximo de 15W e 4 modelos com consumo de 28W.
Essa nova linha oferece ainda mais transitores, o que traz uma maior potencia gráfica, melhor desempenho e uma redução no consumo de energia. A Intel revelou que a nova geração Broadwell oferece até 50% a mais de desempenho em tarefas especificas juntamente com 30% de economia de energia.
Em relação a todas as novidades, são cerca de 17 modelos que pertencem as familias Core i3, 15 e i7, além da família Celeron. Esses processadores englobam diversos segmentos do mercado, aderindo a necessidade de cada uma das fabricantes.
Se você é um dos usuários que está procurando os processadores mais potentes, a companhia informou que os novos modelos para Desktop chegarão no primeiro semestre de 2015 com um consumo estimado de 45W. Esses modelos serão equipados com a GPU Iris Pro, com uma potência gráfica 50% maior em relação a edição de vídeos.
Graças ao processo de fabricação FinFET de 14 nanometros, esses novos processadores para tablets e smartphones vão oferecer um consumo de energia até seis vezes menor, reduzindo o aquecimento do dispositivo e a perda energética da bateria, basicamente seu dispositivo não será uma “grill ambulante“.
As novidades anunciadas pela Intel em relação a parte gráfica incluem três novas GPUS: a Intel HD Graphics 5500, Intel HD Graphics 6000 e Intel HD Graphics 6100. Sendo que a 6100 é a GPU mais potente, contando com memória eDRAM dedicada que poderá ser usada como cache para otimizar o uso de aplicativos gráficos, a GPU atinge a frequência de 1,1Ghz e possuí 48 unidades de execução.
Já a Intel HD Graphics 6000 conta com metade das unidades de execução e cerca de 100MHz a menos e a Graphics 5500 atinge no máximo a frequência de 800MHz com a carga máxima. Todas as GPUS possuem suporte as APIs DirectX 11.2, DirectX 12, OpenGL 4.3, OpenCL 2.0, sendo que suportam reproduzir conteúdo em 4K Ultra HD (3840×2160) normalmente e via wireless, também estão incluídos VP8, VP9, HEVC, Intel Quick Sync Video, Intel Clear Video HD e WiDi.
Não foram revelados os preços de lançamento no Brasil, por enquanto só resta aguardar mais informações a respeito desses novos modelos anunciados pela Intel.
via The Verge