A questão do corte da internet após atingir o limite da franquia está dando o que falar, desde o final do ano de 2014 os clientes estão tendo que lidar com o seu tráfego de dados sendo cortado pelas operadoras do país. Agora a Anatel se comprometeu em resolver essa situação no prazo de duas semanas, logo abaixo vamos falar sobre os detalhes que envolvem essa medida.
O Vice-Presidente da Anatel, Marcelo Bechara de Souza Hobaika, as operadoras erraram na forma de comunicar os consumidores em relação a essa mudança. A companhia que regulamenta os direitos do consumidor citou que a Resolução 632/14-artigo 52 não foi interpretada corretamente pelas operadoras, que não alertaram os seus clientes por meio de um SMS 30 dias antes do corte.
Marcelo Bechara citou:
Precisava fazer (atualizar o modelo de negócios), mas não da forma como foi feito. Foi feito errado e vamos ter que encontrar uma forma de o consumidor ser bem informado e saber o que está acontecendo. Os ministérios da Comunicações e da Justiça e a Anatel estão envolvidos com as empresas. A gente acredita que em uma semana, duas, a gente já tenha alguma medida de consenso de mercado, envolvendo os agentes e agora, talvez, trazendo para a mesa os próprios parlamentares, o Procon. É um debate que tem que ser feito de forma aberta e franca como foi feito aqui.
Os parlamentares da comissão já prometeram uma reação forte contra a Anatel se o problema não for resolvido rapidamente. Marcos Rotta do PMDB/Amazônia citou que essa medida foi tomada para viabilizar a demanda e os investimentos financeiros das operadoras, visto que é perceptível que cada vez mais clientes estão trocando os planos de voz para os de internet móvel.
Já publicamos aqui no Mobile Bit algumas liminares de PROCONs de diferentes Estados, solicitando que as operadoras revelassem mais informações sobre o porque essa medida foi tomada e exigindo o fim desse bloqueio.
Agora que a a Anatel entrou em ação, vamos aguardar a solução dessa medida que está deixando muitos usuários insatisfeitos.
Será que dessa vez vai? Não se esqueça de deixar o seu comentário!
via O Globo