Bateria: Será que a bateria dos smartphones realmente vicia?

bateria smartphones

Aquela velha história que a bateria dos smartphones vicia ainda deixa muitas pessoas bastante assustadas, afinal, todos nós já desplugamos o celular do carregador antes da bateria estar cheia e ficamos com aquela dúvida sobre ela acabar viciando.

É por isso que nós do Mobile Bit decidimos desenvolver este artigo, que terá como objetivo explicar mais sobre a bateria do seu smartphone/celular e principalmente desmentir esse mito, que faz com que muitos usuários de dispositivos móveis continuem acreditando que a bateria dos seus celulares e smartphones modernos acabam viciando.

As Baterias não viciam

As baterias utilizadas nos smartphones e tablets atuais são as de íons de lítio (Li-ion). Elas não possuem memória de carregamento, ou seja, elas não viciam. Por isso não existe a necessidade de esperar que o smartphone descarregue completamente pra fazer uma nova recarga, coisa que era feita nos celulares mais antigos, sendo assim, não existe o perigo de você acabar deixando a sua bateria mal acostumada.

As baterias de íons de lítio não sofrem o efeito de memória (Foto: Divulgação)
As baterias de íons de lítio não sofrem o efeito de memória (Foto: Divulgação)

Mas a bateria não viciar não significa que com o passar dos anos de uso elas não vão se desgastar, e isso é um pouco importante, afinal muitos usuários acham que a bateria do aparelho continuará a mesma durante os anos. Isso ocorre porque na maioria dos casos, as baterias possuem cerca de 3 anos de vida útil, já que conforme o tempo vai passando as baterias vão perdendo a sua capacidade. Isso explica a razão de termos aquela impressão de que a bateria do nosso aparelho não está durando tanto quanto antes.

Origem do Mito

Quando os celulares começaram a se popularizar, começou a circular a informação de que as baterias viciavam. Se você carregasse antes de finalizar a carga anterior, a seguinte duraria menos tempo e assim por diante. Os primeiros celulares possuíam baterias de níquel, ou seja, era necessário esvaziar toda a carga para efetuar uma nova. Esses aparelhos eram frequentemente atingidos pelo efeito memória, é por isso que os celulares antigos precisam trocar a bateria frequentemente, mas com os smartphones atuais essa necessidade já não existe.

Esse artigo tirou a sua dúvida relacionada ao assunto? Se você gostou não esqueça de deixar um comentário logo abaixo, também vamos deixar algumas recomendações de artigos para vocês: