A Black Friday está chegando e alguns internautas já estão se preparando para desfrutar dos descontos no próximo dia 27, numa sexta-feira como é de se esperar. Entretanto, muitos consumidores ainda tem problemas na hora das compras, tanto é que o evento ganhou o apelido de “Black Fraude” e algumas pessoas ainda falam que tudo está sendo vendido “pela metade do dobro”.
É por isso que se você está pensando em usar a Black Friday para comprar um smartphone novo, ou até mesmo um outro produto, é necessário ficar atento em relação a reputação das lojas entre os consumidores e evitar alguns sites e lojas virtuais.
Black Friday – Lojas que você deve tomar cuidado
OProcon, órgão de defesa do consumidor, criou uma página online que lista diversos sites e lojas virtuais que não são confiáveis. Para que o site ou loja entre nessa lista, ele precisa ter recebido várias reclamações no Procon ou em sites como o Reclame Aqui, caso a loja não responda as reclamações ou não resolva os problemas e pior ainda — não possa ser contatada, ela entra para a Black List.
Para conferir a lista de todas as lojas de má reputação basta clicar aqui, a lista é bem extensa e incluí tanto sites que ainda estão em funcionamento quanto os que já saíram do ar e que podem voltar a qualquer momento.
O site mostra a URL, o nome da empresa ou do responsável, o CPF/CNPJ, a situação do site (se está fora do ar ou está online) e até mesmo a data e inclusão do endereço.
As reclamações mais comuns são referentes a promoções falsas, produtos a preços muito baixos e lojas que vão aumentando os preços gradativamente e depois voltam ao preço normal citando a “promoção”. Também estão incluídos atrasos, a não entrega dos produtos, fretes muito acima do normal, entre outras reclamações.