O game que tem virado febre à nível mundial desde seu lançamento, Pokémon GO, deixou o publico brasileiro na expectativa pelo último domingo (31), onde supostamente teria seu lançamento no país, no entanto, para frustração dos sul americanos o lançamento foi suspenso e não há previsão concreta para ser realizado.
Já é a segunda vez que os brasileiros tem seus planos frustrados, e dessa vez a frustração se estenderá por período indeterminado. O lançamento do game foi cancelado até segunda ordem na América do Sul por um motivo bem simples, o game fez tanto sucesso que não está conseguindo suportar a demanda de usuários, que além de serem muitos, ficam muitas horas conectados.
Basicamente, a empresa não esperava que Pokémon GO se tornasse tamanho sucesso tão rápido, então os servidores não tem capacidade para suportar mais gente. Na realidade, já foi feito um grande investimento para manter os jogadores atuais e os futuros jogadores dos próximos países onde será lançado, no entanto isso ainda não é o bastante.
Para ser mais exato, vamos ilustrar: digamos que puséssemos 100 mil carros numa estrada que suporta no máximo 10 mil, o problema é óbvio. É isso que ocorreria se o game fosse lançado atualmente na América do Sul, um enorme congestionamento que pararia todo o game.
Atualmente a empresa está atrás de um “Engenheiro de Software” para o jogo, porém o mesmo deveria estar atuando no projeto desde antes do seu lançamento, é aí que vemos o quanto estavam despreparados para tamanho sucesso.
Mas não para por aí, há outro ponto a ser considerado. Suponhamos que a empresa faça ainda mais investimentos altos como já tem feito para suportar toda a demanda de usuários, no entanto, após passar a empolgação, o jogo deixa de fazer tanto sucesso e há então evasão destes usuários. Todo investimento na infra-estrutura iria pro ralo.
Devido a união destes fatores, o jeito é esperar baixar a poeira que o sucesso do game levantou e aguardar diminuir o número de usuários nos países onde já está ativo, para assim poder ser liberado nos demais países. Dessa maneira, a empresa evita investimentos “desnecessários” nos servidores, porém, sobra para os brasileiros aguardarem com ainda mais ansiedade pelo jogo de realidade aumentada mais esperado do ano.
E você, está muito ansioso pelo lançamento de Pokémon GO no Brasil? Comente!