PSafe: Hackers atacam usuários através de falsa promoção do Carrefour

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Uma pretensa participação em pesquisa do consumidor via WhatsApp tem levado muitos usuários de smartphones a ter seu equipamento invadido por cybercriminosos em todo o Brasil. De acordo com dados da PSafe, empresa brasileira líder em segurança e performance mobile, o mais novo golpe na praça tem utilizado a marca do varejista Carrefour e isso impactou mais de oito milhões de pessoas em todo o país até o momento.

Segundo a companhia, uma mensagem solicita a participação em uma pesquisa e oferece ao participante a chance de receber um vale-compras no valor de R$500,00 da loja. Ao clicar no link, no entanto, o usuário acessa uma página maliciosa, resultando na invasão de seu smartphone.

Especialistas em segurança da PSafe explicam que esse tipo de golpe tem sido cada vez mais frequente, o motivo é simples, ele não requerer alto nível de conhecimento técnico por parte dos hackers e além disso tem alta disseminação, visto que muitas pessoas têm o péssimo hábito de divulgar promoções para seus conhecidos sem saber se é verídica ou não. Além disso, os hackers usar o nome de grandes marcas contribui para atrair um maior número de vítimas.

Segundo dados do PSafe, cerca de 8 milhões de usuários já foram afetados por cybercriminosos em novo golpe sob nome do Carrefour.(Foto: Divulgação/Apontador)
Segundo dados do PSafe, cerca de 8 milhões de usuários já foram afetados por cybercriminosos em novo golpe sob nome do Carrefour.(Foto: Divulgação/Apontador)

Esse golpe em específico, pode ser dividido em quatro etapas. Na primeira é feita a disseminação da falsa promoção entre grupos e contatos de WhatsApp, com um link que redireciona o usuário para uma página com falsas informações do Carrefour.

Depois, a vítima é convidada a responder quatro perguntas, como “Você é um cliente habitual?”, “Você já resgatou cupons de desconto no Carrefour?”, entre outras, como se realmente se tratasse de apenas uma pesquisa. Nessa brincadeira o usuário é induzido a compartilhar a falsa pesquisa com 10 amigos via WhatsApp, com a promessa de receber um voucher de R$ 500 para compras na loja, e como sabemos, eles realmente compartilham.

Na quarta e última etapa, a vítima é direcionada para efetuar o preenchimento de um cadastro. Ao compartilhar, preencher os dados e divulgar as informações pessoais, o usuário pode ter seus dados expostos, ser cadastrado em serviços de SMS pago, baixar um aplicativo malicioso e além disso ter prejuízo financeiro, resultando numa enorme dor de cabeça.

PSafe alerta os usuários sobre os cuidados a serem tomados e oferece seu app PSafe Total como alternativa de segurança. (Foto: Divulgação/CCM)
PSafe alerta os usuários sobre os cuidados a serem tomados e oferece seu app PSafe Total como alternativa de segurança. (Foto: Divulgação/CCM)

Pensando nisso, a PSafe listou orientações importantes para os usuários evitarem cair em golpes online como esse, e você pode conferir essa lista abaixo:

  • Desconfie de promoções exageradas
    Isso é muito importante. Quando a promoção não for anunciada nos canais oficiais da marca ou redirecionar o usuário para outras páginas, desconfie. Se mesmo assim quiser participar, certifique-se de que a promoção é real, entre em contato diretamente com a empresa, vai valer o seu tempo. Nunca disponibilize dados pessoais ou propague links antes de fazer esta checagem, pois o risco é grande.
  • Tenha um antivírus instalado
    O antivírus no celular funciona como uma barreira de segurança para garantir a privacidade dos seus arquivos e impedir que os hackers tenham acesso ao seu aparelho. Por exemplo, diariamente, o app PSafe TOTAL remove mais de 130 mil ameaças de malwares e bloqueia cerca de 500 mil páginas maliciosas.
  • Foi afetado? Evite o prejuízo
    Caso o usuário ainda não tenha um antivírus instalado no celular e tenha caído no golpe, deve desinstalar o app malicioso, baixar um antivírus e fazer uma varredura. Caso tenha sido cadastrado em algum programa pago de SMS, deve entrar em contato com a operadora e solicitar o cancelamento do falso serviço.

É importante se manter atento e tomar cuidado na hora de realizar qualquer cadastro na web, visando a segurança de seus dados e evitando incomodos com problemas que podem facilmente ser evitados.

Posicionamento do Carrefour

O Carrefour informa que a página de promoções, brindes e vale-presentes, criada recentemente em nome da companhia, não pertence à empresa. Reforça que suas promoções são divulgadas exclusivamente por meio de inserções publicitárias ou por meio do site e dos canais oficiais nas redes sociais  (Twitter, Facebook, Instagram e Youtube).

A empresa, que avalia as providencias cabíveis, reitera ainda seu compromisso com os clientes e conta com a colaboração de todos para que quaisquer páginas ou perfis falsos, que usem indevidamente o nome da rede, sejam denunciados ao SAC (Serviço Amigo do Cliente) pelo telefone 0800 724 2822.

E você, já passou por algum problema como esse? Conte-nos nos comentários!