Os desenvolvedores do Tor anunciaram que estão trabalhando em uma novidade que visa a segurança dos dispositivos Android. O projeto que carrega o nome de “Mission Improbable” (“Missão Improvável” em tradução livre) consiste basicamente em uma ROM sem vulnerabilidades, por isso o nome sugestivo.
O protótipo já existe e tem por função “mostrar uma possível direção para o Tor no celular”, respeitando a liberdade e escolha do usuário, e a equipe está também testando uma nova versão. Para a instalação e atualização da novidade é necessário certa familiaridade com o Linux, contando com o firewall orWall que faz o bloqueio do tráfego de internet não-autorizado e também identifica os apps que podem estar transmitindo para fora dados do usuário sem que este saiba ou dê consentimento para isso.
O projeto está recebendo apoio da comunidade de usuários do SO da Google, que inclusive já vem colaborando desde o projeto anterior.
“Quando lançamos nosso primeiro protótipo, a comunidade Android ultrapassou nossas expectativas mais selvagens em relação à sua empolgação e contribuições. Os comentários em nosso blog inicial foram preenchidos com sugestões úteis.”
A novidade ainda não tem previsão para chegar à todos os dispositivos Android, sendo que até então é compatível com a linha Nexus e com o Google Pixel, porém caso você tenha se interessado pode estar acompanhando o andamento do Projeto Mission Improbable e se manter atualizado sobre o que houver de novo sobre a futura ROM do Tor através de seu blog oficial.
E aí, acha mesmo que o Tor vai conseguir desenvolver uma ROM Android sem vulnerabilidades? Comente!