Black Friday Black Friday

Black Friday 2017: Confira algumas dicas de segurança online

A Black Friday 2017 tem sido aguardada com muita expectativa por muitas pessoas, afinal, ao menos em teoria se espera que a última sexta feira de novembro seja um dia com muitos descontos imperdíveis, mas antes de gastar seu suado dinheiro em algo, que tal conferir algumas dicas de segurança digitais para não “jogar seu salário fora” em sites suspeitos?

Foi pensando numa maneira de lhes ajudar a evitar essas dores de cabeça que o especialista em segurança digital Lucas Vieira, da Soluti, uma das melhores empresas de segurança digital do país, nos enviou algumas dicas de segurança bem pertinentes, as quais eu tomei a libertinagem de acrescentar algumas informações que julgo validas, todavia, quando o fizer irei deixar claro que são minhas opiniões e dicas pessoais e não necessariamente da empresa.

1. Veja se o site visitado possui SSL 

Este é um requisito minimamente básico, a ferramenta SSL (Secure Socket Layer) é um modelo de certificado digital cujo objetivo é fornecer segurança na comunicação entre o cliente e o servidor. Para saber se o site a possui, basta olhar o seu endereço (url/link), por exemplo, repare que a url do nosso site, o Mobile Bit, possui uma “https” antes do nome. Graças a isso existe uma camada de proteção extra de criptografia entre você, o usuário (a), e o servidor, a loja. Essa camada extra, segundo Vieira, evita invasões, violações de dados e falsificação de mensagens.

https
Páginas com SSL podem ser facilmente identificadas graças ao seu cadeado e https verdes.

2. Pesquise sobre a reputação da empresa em sites de busca

Além de considerar a imagem da empresa, é importante que o usuário observe se a loja disponibiliza canais de relacionamento com o cliente e uma política de troca. São sinais simples, mas que podem fazer a diferença em casos de problemas com a mercadoria.

Redator: Também creio que seja interessante pesquisar qual é a reputação de alguma loja que você gosta no site Reclame Aqui, muita gente desconhece esse site, mas é possível ver o que outros consumidores falaram de uma loja ou empresa nessa plataforma, inúmeras empresas possuem contas nesse site e se dedicam a responder e tentar ajudar seus clientes. Só fique atento porquê algumas páginas como o Mercado Livre não respondem dúvidas de seus clientes pelo simples fato de que na página nós não compramos diretamente da empresa, mas sim de outras pessoas, como numa feira.

Se o ML é confiável? Eu particularmente faço compras nele com bastante frequência e nunca tive problemas, mas isso é assunto para outro post….

3. Pesquise bem, pesquise muito e não compre nada por impulso

Mais uma dica minha, você já ouviu falar de sites para se comparar preços como o Buscapé e o Zoom? Este último é o meu preferido, nele podemos pesquisar por um produto e ver seu preço em diversos sites de confiança, é possível ver o histórico de preços de algo que você deseja e até mesmo criar alertas na página para receber um e-mail quando determinado produto atingir o valor desejado.

Para exemplificar melhor, digamos que você queira comprar um PS4 Slim de 500 GB, uma rápida pesquisa mostrou que hoje, 16/11, o menor valor em algumas das maiores varejistas online é de R$ 1336, mas graças a esse site pude checar que no dia 14/08 ele atingiu um de seus menores valores, R$ 1.200. Munido com essa informação podemos criar um alerta para que sejamos avisados quando o console atingir valor semelhante ou menor.

ps4 zoom
Criar alertas de produtos que você deseja adquirir em uma excelente forma de poupar tempo e dinheiro nessa Black Friday. (Foto: Divulgação)

Espero que vocês tenham apreciado as dicas e que consigam preços bacanas nos produtos que vocês desejam. Aliás, evite comprar produtos em sites desconhecidos que talvez você encontre ao pesquisar no Google Shooping, lembre-se do dito popular: “Se a oferta é grande demais […]”

Via: Soluti