Intel Optane Intel Optane

O que é a memória Intel Optane? Saiba como ela acelera seu PC

Em 2017 a Intel introduziu uma nova tecnologia ao mercado: a Optane. Contudo ela ainda não é muito popular, e ao se deparar com o termo, você pode ter se perguntado para que ela serve. Neste artigo, vamos esclarecer suas dúvidas sobre a Intel Optane.

A memória Optane é mais rápida que os HDs e SSDs, que são as tecnologias que estamos acostumados a ver por aí. Mas como toda nova tecnologia que oferece tamanho benefício, seu preço é alto. Estamos falando de R$ 400 por apenas 16 GB.

Devido ao alto custo da memória Intel Optane, ela está sendo usada atualmente como cache de um HD ou SSD de maior capacidade. Dessa forma ela intermedia o armazenamento, a RAM e o processador, tornando os processos do PC mais rápidos.

Intel Optane – Como funciona?

O funcionamento é simples. O HD ou SSD armazenamento os arquivos da máquina, porém a velocidade de leitura é lenta. Pela lentidão, os dados mais importantes são guardados na RAM, que é super rápida e levará as informações necessárias ao processador rapidamente.

Contudo a memória RAM é volátil, então todas quando você desliga o PC, as informações que estavam armazenadas nela desaparecem. Por isso ela não é capaz de armazenar informações à longo prazo sobre os programas mais usados e dados mais acessados.

Memória Intel Optane
A Optane é superior ao HD e ao SSD, porém seu preço é muito alto.

Com isso, ela não é capaz de agilizar os processos e o tempo de inicialização do PC. Por outro lado, a Intel Optane é tão rápida quanto a DRAM, e não perde os arquivos quando o computador é desligado.

É claro que a Optane não substituirá nem o disco e nem a RAM, mas ela vai puxar as informações do HD ou SSD e armazenar os dados acessados com regularidade, acelerando os processos para o processador.

Por ser mais estável e manter as informações com mais fácil acesso, a Intel Optane também ajuda a acelerar o processo de inicialização do PC. A ideia por trás dessa tecnologia, é que ela de fato venha a substituir o HD ou SSD dos computadores no futuro.

Por enquanto, ela só é usada dessa maneira em servidores de empresas que dependem de seu alto desempenho para leitura e gravação de dados. Ainda assim, usá-la como cache de um HD ou SSD já traz uma série de benefícios, então se você tiver a oportunidade, vale a pena testar.