Se você caiu neste artigo, é bem provável que não saiba nada sobre VPNs. É por isso que vamos explicar nesse artigo o que é uma VPN (Virtual Private Network).
Uma VPN se trata de uma rede privada construída sobre a infraestrutura de uma rede pública. É uma forma de conectar dois computadores através de uma rede pública como a Internet.
Assim ao invés de realizar o procedimento de conexão através de links dedicados ou redes de pacotes, se usa a infraestrutura da internet para conectar redes que estão distantes.
Um dos aspectos positivos é que o nível de custo-benefício das redes VPN em comparação com os links dedicados aumenta à medida que as distâncias entre as conexões também aumentam. Os links dedicados são mais caros, porém, contam com uma melhor privacidade e segurança em relação às redes Virtual Private Network.
Por ter como base em uma rede pública, com uma enorme quantidade de tráfego de dados que podem ser transmitidos e recebidos por qualquer equipamento, a VPN não entrega um alto nível de confiabilidade ou segurança.
No entanto, é possível melhorar esse ponto através da criptografia nas informações e nas comunicações entre os hosts na rede privada. Assim, é possível aumentar a confidencialidade dos dados presentes.
Um outro problema envolve a dependência da velocidade da internet, principalmente se estamos falando de um grande volume de dados. Se a conexão não for rápida e estável, vai acarretar problemas e atrasos.